Empatia: o que é, como usar em negociações e exemplos reais (2023)

Empatia: o que é, como usar em negociações e exemplos reais (1)

Psicologicamente, empatia é a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja: procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções.

Por que algumas empresas obtêm mais sucesso do que as outras? Você também já deve ter se perguntado isso em algum momento. A resposta pode parecer clichê, mas a verdade é que empresas que investem na empatia com seus clientes saem na frente por se preocuparem de forma genuína.

Uma boa dose de empatia pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da experiência que seu cliente terá com sua empresa. Mas como é que a empatia pode ser um ingrediente indispensável no resultado de seu negócio?

Empatia é basicamente sentir com a pessoa. E é uma força poderosa, que pode decidir uma negociação. Para entender melhor, continue a leitura! 😉

", progressTemplate: "

{{labelStep}}{{step}}

" }); } } else { attemps++; if(attemps > 10) { clearInterval(intervalPP); } } }, 500); });

O que é empatia?

Psicologicamente, empatia é a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja: procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções.

(Video) Never Split the Difference Book Summary - How to Negotiate Like the FBI

Empatia traz conexão enquanto simpatia deriva desconexão. As quatro principais características da empatia são:

  1. Tomada de perspectiva — ou seja, a habilidade de considerar a perspectiva de outras pessoas como verdade;
  2. Não julgar;
  3. Reconhecer as emoções em outras pessoas;
  4. Conseguir passar essa informação, comunicar-se.

Além disso, empatia é uma escolha vulneráveljá que, para se conectar com o que outra sente, uma pessoa precisa se conectar com algo em si mesmo que já conhece aquele sentimento.

Quase nunca uma resposta empática começa com “pelo menos”. Por exemplo, se você diz “perdi um bebê” e a outra pessoa responde “pelo menos você sabe que pode engravidar”, essa pessoa não está sendo empática. Ela não está se conectando com o sentimento que existe dentro da sua frase e se colocando do seu lado.

Quando se usa da empatia, mesmo não se tendo resposta, apenas de ouvir e se colocar no lugar da pessoa uma conexão é formada.

>> Leia mais: Saiba o que é e veja dicas de como fazer uma boa gestão de conflitos na sua empresa

Como melhorar a sua empatia?

A empatia é o elo que nos une como sociedade. A neurociência já comprovou que somos todos empáticos por natureza, somos feitos para viver em sociedades estruturadas.Nascemos com estruturas, processos e conexões cerebrais que existem para que possamos nos conectar e expressar a empatia.

Imagine um cortezinho de papel na pele da sua mão. Agora, imagine que uma gota de limão cai bem nesse corte. Aposto que você, leitor, contorceu um pouco sua expressão facial ao ler isso. Essa é uma demonstração clara de que todos nós somos empáticos.

O mesmo acontece quando bocejamos ao ver alguém bocejar. É porque podemos imitar que podemos ser empáticos. Isso é causado pelo sistema de neurônios-espelho, que têm a função de reproduzir no nosso cérebro qualquer coisa que vemos no outro. De uma ação até uma emoção.

Além disso, a neurociência comprovou que podemos exercitar a empatia. Nosso cérebro é plástico, ele se adapta a qualquer estímulo que fizermos. Ele pode criar novas rotas neurais, ou seja, é possível fazer com que a cada dia a empatia seja um processo mais natural e usar isso a seu favor em negociações.

A empatia no âmbito profissional

E, afinal, qual é a importância de ser empático? Primeiramente, a empatia nos ajuda a ter relações mais significativas com as pessoas ao nosso redor, de amigos até possíveis clientes. Além disso, a empatia é considerada uma das principais competências da liderança do futuro, já que ela ajuda a olhar para um problema sob diversos pontos de vista diferentes.

Em negociações, a empatia pode ser considerada uma arma muito eficaz. Quando você se coloca do lado da pessoa, ela se sente em uma posição mais confortável, longe de emoções fortes, onde ela não te ouviria, e entendemais claramente que ambos estão à procura do melhor acordo.

(Video) Who Should Make the First Offer? When to Use Anchoring In Car, Salary, Or Real Estate Negotiations!

Além do mais, esse posicionamento empático é bem visto pelo outro lado, o que melhora o relacionamento entre prospecte vendedor. Um bom relacionamento é a chave para um bom negócio.

Mas atenção: ser empático não significa concordar com seu prospect. É importante manter-se firme e assertivo, mas ao mesmo tempo escutar e buscar entender as dores do outro. Você não precisa ter a mesma opinião que a outra pessoa para conseguir compreendê-la.

>> Leia mais: Como cobrar um cliente: o que você precisa saber para garantir os pagamentos e não estragar a relação

Dicas para ter mais empatia nas negociações e atendimentos

Sabemos que usar a empatia em todos os momentos não é fácil, mas que com a prática e dando atenção a alguns pontos, como os descritos abaixo, isso fica cada vez mais natural.

Dica 1: Foque sua atenção em escutar

Como em qualquer negociação, é importante preparar-se. A empatia acontece quando ouvimos as perguntas do prospect com atenção, em vez de usar esse tempo para pensar nas possíveis respostas. Diminua seu ritmo, tire um tempo para ouvir genuinamente a fala da outra pessoa. Ouvir irá lhe ajudar a expandir sua própria opinião.

O importante é estar completamente ali, presente, ouvindo. O que o outro diz é importante para ele e para você também, já que, quanto melhor entendida a situação, mais facilmente ela é resolvida em conjunto.

Dica 2: Depois de ouvir, pergunte

Perguntar mostra que sua atenção estava focada no que o outro estava falando, mostra interesse em entender melhor sobre os problemas do outro. Tente entender o estado emocional e as motivações por trás das respostas da outra pessoa.

Pergunte com a curiosidade de alguém que quer se colocar do lado do outro no caminho de resolução desses problemas. A curiosidade sobre o outro é um passo importante para expandir sua empatia.

>> Leia mais: Comunicação assertiva: o que é, importância e dicas para colocar em prática

Dica 3: Confirmeseu entendimento

Uma das melhores maneiras de confirmar se você entendeu as informações de forma correta e completa é parafraseando o prospect. Colocar o que ele(a) disse nas suas palavras demonstra que você ouviu e teve interesse sobre aquilo.

Dica 4: Lembre-se: empatia não significa resolver os problemas do outro

Quando achamos que a melhor maneira de ser empático é dar conselhos, estamos enganados. Se a pessoa precisar de um conselho, ela vai pedir, já que já está em uma posição confortável após ter sido escutada e compreendida.

(Video) Podcast A Toca #80 - Leidy Silveira

O fato de entender, se interessar, ouvir o problema do prospect com atenção já melhora muito o relacionamento interpessoal.

Saiba mais: assista abaixo a uma entrevista com Liliane Ferrari sobre Marketing Humanizado, durante o RD Summit Live Show (não é ela que aparece na thumb, mas pode clicar que vai direto para a conversa 😉)

Exemplos reais: como fazemos na RD

Pensemos no caso da Resultados Digitais, especificamente na área de Implementação, onde temos times responsáveis em gerenciar e ajudar os clientes a utilizarem o RD Station Marketingpara garantir o primeiro sucesso deles.

Os clientes que adquirem a ferramenta desejam de alguma forma que o Inbound Marketingos ajude a vender ainda mais. Esse é o resultado esperado. Para que o cliente atinja esse objetivo, ele precisa elaborar algumas estratégias, testar se funcionam, combinar Landing Pagescom Email Marketing, pop-upse formulários… É exatamente aqui que entra nosso ingrediente indispensável: a empatia.

Imagine se o time de Implementação da Resultados Digitais usasse as mesmas estratégias para todos os clientes que chegam até nós. Imaginou? Teríamos milhares de sites com as mesmas ofertas, os mesmos pop-ups, tudo do mesmo e nada de novo.

Sua empresa é única, você é único, sua estratégia também precisa ser única. É nesse momento que os gerentes de Implementação se colocam no lugar do cliente, sentem suas dores, vestem suas camisas e ajudam a escolher os ingredientes que serão imprescindíveis para o sucesso.

O exercício contrário

Pense em seu negócio, em como ele é ofertado, a forma como ele é entregue para seus clientes.

Agora faça o exercício contrário, você sendo o cliente de sua própria empresa. Como você gostaria que fosse sua experiência durante a compra, como gostaria de receber o que foi ofertado, o atendimento que gostaria de obter…

Para exemplificarmos ainda mais, pense que você encontrou dificuldades para usar o RD Station Marketing e enviou sua dúvida por email para seu gerente de Implementação.

Ele pode responder:

“Olá, para realizar tal atividade você pode ir na tela X, clicar na função Y, configurar Z”.

(Video) Bom Papo Finanças #6 SICREDI BANCO COOPERATIVA. Qual A Diferença E As Vantagens De Ser Correntista

Ou, então, pode dar o seguinte retorno:

“Olá, Cliente, ajudarei você com essa questão! Eu mesmo, quando comecei a usar o software, tive a mesma dificuldade, entendo perfeitamente! Para realizar a atividade com sucesso vá para a tela X, em seguida clique na função Y e para finalizar clique em configurar Z. Caso continue com dúvidas, me avise que ligo para você. ;)”.

Em ambos os casos a pessoa ajudou a resolver o problema do cliente, no entanto, na segunda resposta houve empatia, o gerente de Implementação colocou-se no lugar do cliente, demonstrou interesse genuíno em ajudar.

E como isso ajuda a obter seu sucesso?

  • Clientes felizes tornam-se clientes fiéis;
  • Clientes felizes contam para outras pessoas como foi sua experiência junto às empresas;
  • Você passa a entender melhor seu cliente e o que ele deseja;
  • Sua empresa passa a se destacar perante aos concorrentes;
  • O seu sucesso passa a ser também o sucesso do seu cliente.

Qual é a importância da empatia?

A empatia é um dos pilares da inteligência emocional e o uso dela como via de melhorar os relacionamentos em negociações é essencial. Tirar um tempo para observar e entender o outro é o primeiro passo para desenvolver sua empatia.

Aplicando a empatia é possível entender melhor o comportamento das pessoas e suas necessidades. Consequentemente, uma relação de confiança é estabelecida, o que resulta em uma situação muito mais propensa ao sucesso em uma negociação para ambas as partes!

Para saber mais, confira nosso “Guia completo para fidelizar clientes com Marketing Digital”. Basta preencher o formulário abaixo e acessar. Boa leitura! 😄

" }); } } else { attemps++; if(attemps > 10) { clearInterval(intervalPP); } } }, 500); });

Empatia é a capacidade que uma pessoa tem de sentir e se colocar no lugar de outra pessoa, como se estivesse vivendo a mesma situação. A partir da empatia é possivel entender o sentimentos e as emoções do outro.

A neurociência comprovou que podemos exercitar a empatia. Nosso cérebro é plástico, ele se adapta a qualquer estímulo que fizermos. Ele pode criar novas rotas neurais, ou seja, é possível fazer com que a cada dia a empatia seja um processo mais natural

A empatia é importante para compreendermos melhor o comportamento das pessoas e também suas necessidades. Através da empatia podemos desenvolver uma relação de confiança entre ambas as partes.

(Video) 10 effective negotiation strategies “Never Split the Difference” by Chris Voss and Tal Raz

FAQs

O que é empatia na negociação? ›

Em negociações, a empatia pode ser considerada uma arma muito eficaz. Quando você se coloca do lado da pessoa, ela se sente em uma posição mais confortável, longe de emoções fortes, onde ela não te ouviria, e entende mais claramente que ambos estão à procura do melhor acordo.

O que é empatia de exemplo? ›

Um exemplo de empatia seria o caso de racismo, por exemplo. Ao ver ou saber que uma pessoa sofreu racismo, você pode ter empatia por ela, tentando entender o que ela sentiu ao sofrer com o episódio.

Qual a importância da empatia nas negociações? ›

Como a empatia pode ajudar em uma negociação? Quando a gente entende o que a outra parte está buscando em uma negociação, ou seja, sua real motivação, fica mais fácil se colocar no lugar dela e compreender algumas de suas exigências.

Como usar a empatia no atendimento ao cliente? ›

Como promover a empatia no atendimento ao cliente?
  1. Analise a relação que tem com o seu cliente.
  2. Conheça (profundamente) o seu consumidor.
  3. Coloque o cliente como centro das suas ações.
  4. Aproveite melhor os seus canais de atendimento.
  5. Ofereça bons treinamentos ao seu time.
  6. Cuide do seu pós-venda.
26 Jul 2021

Como tratar o cliente com empatia? ›

Dicas para expressar empatia no atendimento ao cliente
  1. Ouça com atenção os clientes. Deixe seus clientes falarem e ouvirem ativamente o que eles dizem. ...
  2. Seja respeitoso. ...
  3. Faça dos clientes parte da solução. ...
  4. Procure interesses comuns. ...
  5. Entenda suas prioridades. ...
  6. Não suponha, pergunte. ...
  7. Mostre que você se importa.

Onde fica a empatia no mundo dos negócios? ›

A empatia também deve ser exercida no mundo dos negócios. Quando a empresa entende as necessidades de seu cliente, o que ele deseja, o que ele sente e o que ele espera, se torna muito mais capaz de atendê-lo plenamente, criando uma relação muito mais forte e duradoura.

Como a empatia pode ajudar em uma situação de conflito dentro da empresa? ›

Quando há empatia entre os membros de uma equipe, a organização é capaz de alcançar metas maiores do que quando é levado em conta apenas o resultado pessoal. Incentivar esta habilidade dos colaboradores harmoniza o ambiente de trabalho e promove a construção de laços mais ricos na empresa.

Como utilizar aplicar a empatia no seu campo profissional Qual a importância da empatia no exercício de sua profissão? ›

A empatia e a performance no trabalho

A empatia é uma habilidade que todo bom líder deve ter. Ela ajuda na boa comunicação com a equipe, o que melhora o desempenho de todos no trabalho, desde o colaborador responsável por simples atividades operacionais, até o gerente que desempenha as atribuições mais estratégicas.

Por que a empatia é importante na vida humana de exemplos? ›

Assumir um comportamento mais empático também ajuda a regular as próprias emoções — é a famosa inteligência emocional. Com isso, dá para gerenciar melhor as reações e as atitudes e solucionar conflitos da melhor forma, o que ajuda a reduzir o estresse em muitas situações.

Como trabalhar a empatia na empresa? ›

Como aumentar sua empatia no trabalho
  1. Ouça as pessoas. Ouvir as pessoas com atenção e cuidado é o primeiro passo para melhorar e demonstrar sua empatia. ...
  2. Trate todo mundo bem. No ambiente de trabalho, a empatia é responsável por formar laços de confiança e colaboração entre os profissionais. ...
  3. Coloque-se no lugar do outro.

O que é empatia para você me dê um exemplo de como praticá lá nos setores relacionamento com cliente relacionamento com colegas de trabalho? ›

Em vez de afirmar algo como se fosse uma recomendação à outra pessoa, os empáticos optam por fazer mais perguntas. “Pode me contar mais a respeito?”, “O que você quer dizer?”, “Como você acha que isso pode ser solucionado?”, “Como você se sente em relação a isso?” são alguns exemplos de interações de pessoas empáticas.

Como deve ser habilidade para empatia? ›

Diretrizes para desenvolver a Empatia
  • 1- Experimente as principais diferenças entre as pessoas. ...
  • 2- Aprenda a identificar seus próprios sentimentos – desenvolva alguma inteligência emocional. ...
  • 3- Peça regularmente a outras pessoas suas perspectivas e / ou sentimentos em relação a uma situação.
11 Oct 2018

Qual a maneira correta de atender um cliente? ›

Dicas para atender bem um cliente pessoalmente
  1. Seja educado e simpático. ...
  2. Seja rápido no atendimento. ...
  3. Dê toda sua atenção para o cliente. ...
  4. Deixe-o a vontade. ...
  5. Seja calmo. ...
  6. Seja atencioso com as reclamações. ...
  7. Cuide da sua aparência.
8 May 2018

Qual o roteiro utilizado para praticar empatia? ›

O mapa da empatia faz 6 perguntas para identificar seu público-alvo e assim conhecer seus sentimentos, dores e necessidades. Imagine adentrar na mente do seu público-alvo, compreender o que ele deseja e, assim, oferecer produtos, serviços e atendimento mais adequados.

Como trabalhar a empatia e a cooperação? ›

A prática de se colocar no lugar do outro é fundamental para aprimorar a empatia e a compreensão interpessoal. Então, a primeira coisa a se fazer é estar em um local social, como um grupo ou time. Quem trabalha sozinho é menos propenso a ter feedback social e desenvolver a empatia..

Como fazer o cliente sentir emoção? ›

Como criar vínculos emocionais com o cliente?
  1. Ofereça atendimento personalizado. ...
  2. Conheça o cliente e as suas necessidades. ...
  3. Invista em marketing sensorial. ...
  4. Treine a sua equipe. ...
  5. Ouça os feedbacks dos clientes. ...
  6. Criar vínculos emocionais é importante!
13 Mar 2020

Quais os quatro fatores que influenciam na decisão de compra? ›

Quais fatores que influenciam a compra?
  • Cultura. O primeiro e mais forte fator de influência no comportamento do consumidor é a cultura na qual ele está inserido. ...
  • Papel Social. ...
  • Medos e frustrações. ...
  • Desejos e necessidades.

Quais são as quatro características da empatia? ›

Desenvolver essas quatro habilidades está de mãos dadas com algumas das competências do coach, entre elas “ouvir na essência”, “realizar feedback construtivo e realista” e “suspender todo tipo de julgamento”, por exemplo.

O que é empatia no ambiente de trabalho? ›

Empatia no trabalho, significa você ter a capacidade de conseguir se colocar no lugar do seu colega de equipe e também compreender suas emoções e seu ponto de vista.

O que é empatia e qual a sua importância? ›

De acordo com a Psicologia, empatia é a habilidade de se imaginar no lugar de outra pessoa ou ainda a compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outro indivíduo. Já fica mais fácil compreender o quanto isso é importante, seja no relacionamento com o outro em família ou no ambiente de trabalho.

Como é ter empatia no empreendedorismo? ›

A empatia nos negócios

Conseguir se projetar no lugar do cliente e entregar definitivamente à ele, o que ele quer e precisa, vai colocar sua empresa na frente das outras.

O que é ser um líder empático? ›

Um líder empático é aquele que demonstra interesse verdadeiro pela sua equipe, se preocupa com seus sentimentos e todos os desafios que eles enfrentam. No entanto, poucas lideranças sabem como desenvolver essa habilidade.

O que é empatia e confiança? ›

Assim, empatia significa eu sentir, dentro de mim, o sofrimento ou a dor de outra pessoa. Colocar-se no lugar de outra pessoa e realmente ser capaz de sentir o que ela sente ou sentiria é fundamental para o sucesso, tanto pessoal como profissional.

O que significa a falta de empatia? ›

Uma pessoa com baixa empatia é incapaz de compreender uma situação sob um ponto de vista que não seja o dela mesma. Mesmo que outras pessoas envolvidas expliquem a situação sob outro olhar, esse indivíduo dificilmente compreenderá.

Como testar a empatia? ›

“Um aspecto da empatia é estar em contato com o estado emocional de outros indivíduos; no entanto, você também pode tentar racionalizar para descobrir o que outras pessoas estão pensando e sentindo ao tentar entendê-las”, diz Spreng.

Quais são as 5 maneiras de lidar com os conflitos da sua empresa? ›

5 maneiras de lidar com conflitos na sua empresa
  1. Seja empático. Empatia é a habilidade de se colocar no lugar da outra pessoa. ...
  2. Ouça os dois lados. ...
  3. Tenha uma postura racional. ...
  4. Estimule o diálogo. ...
  5. Não se omita.
14 Dec 2012

Como começar uma redação sobre empatia? ›

O primeiro traz uma definição de “empatia”, palavra-chave da frase temática. Em seguida, um artigo de opinião menciona a existência de pessoas empáticas e o que as atitudes delas trazem de bom para o mundo, juntamente com uma crítica e exemplificações do que a falta do sentimento empático pode causar para a humanidade.

Quais as atitudes posso tomar para desenvolver e treinar empatia? ›

Assuma o hábito de verdadeiramente escutar o que as pessoas têm a lhe dizer. É preciso ouvir e realmente compreender o que aquela pessoa necessita no momento. Olhe nos olhos, esteja atenta, doe o seu silêncio e a sua atenção plenamente.

O que é empatia de um exemplo? ›

O que é a empatia:

Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar. A empatia também ajuda a compreender melhor o comportamento alheio em determinadas circunstâncias e a forma como outra pessoa toma as decisões. Um exemplo de empatia seria o caso de racismo, por exemplo.

O que é empatia no dia a dia? ›

Empatia, o exercício de se colocar no lugar do outro, de enxergar o mundo com os olhos de alguém que não eu mesmo tem sido um desafio. Ao nos imaginarmos no lugar do outro e tentarmos compreender o que ele sentiria em uma situação, podemos dar início a um contato mais autêntico.

O que é praticar a empatia? ›

Psicologicamente, empatia é a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja: procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções.

Como ter empatia nos dias atuais? ›

6 dicas para desenvolver a habilidade da empatia
  1. Procure sorrir sempre.
  2. Dê prioridade aos problemas dos outros.
  3. Não julgue sem saber.
  4. Seja gentil se não puder ouvir no momento.
  5. Evite demonstrar pressa, tédio ou cansaço.
  6. Use a sua linguagem corporal.
25 Oct 2018

Como podemos praticar a empatia em nosso convívio social? ›

Dicas para ter mais empatia e contribuir para um convívio harmônico em sociedade
  1. 1 – Faça o exercício constante de se colocar no lugar dos outros. ...
  2. 2 – Ouça as pessoas com toda sua atenção. ...
  3. 3 – Evite ao máximo julgar. ...
  4. 4 – Ajude alguém sempre que puder. ...
  5. 5 – Trate a todos com o mesmo respeito com o qual gostaria de ser tratado.
15 Apr 2020

Como se chama uma pessoa que não tem empatia? ›

Sociopata é um termo usado para descrever alguém que tem transtorno de personalidade anti-social. Pessoas com este transtorno, também chamado de sociopatia, não possuem empatia. Ele s não conseguem entender os sentimentos dos outros.

Como ter mais empatia com o cliente? ›

Como promover a empatia no atendimento ao cliente?
  1. Analise a relação que tem com o seu cliente.
  2. Conheça (profundamente) o seu consumidor.
  3. Coloque o cliente como centro das suas ações.
  4. Aproveite melhor os seus canais de atendimento.
  5. Ofereça bons treinamentos ao seu time.
  6. Cuide do seu pós-venda.
26 Jul 2021

O que é empatia no atendimento ao cliente? ›

No atendimento ao cliente, empatia é a capacidade de interagir com as pessoas, construir um relacionamento, fazê-las sentir-se ouvidas, respeitadas e compreendidas. Reconhecer suas preocupações é essencial para oferecer uma experiência positiva e conquistar sua lealdade.

O que é empatia exemplo Brainly? ›

Empatia é a capacidade psicológica de compreender o sentimento de outra pessoa em uma situação se colocando no lugar dela. ... Exemplo: uma pessoa que trabalha com você é vítima de racismo e se sente acuada. Você pode sentir empatia por ela e, por isso, pensar em dar um apoio à ela.

O que é o conceito de empatia? ›

Empatia é um sentimento que, em síntese, representa a capacidade de se colocar no lugar do outro. Isso abrange pensamentos, ações ou sentimentos em relação a qualquer assunto que esteja sendo tratado.

O que é empatia na administração? ›

Colocar-se no lugar do outro, entender seus sentimentos, suas emoções ou os seus pensamentos, especialmente no momento de distanciamento social em que vivemos, ajuda a nos relacionarmos melhor com as pessoas. E o relacionamento interpessoal é essencial para uma liderança bem sucedida.

O que é uma ação de empatia? ›

É a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, com o objetivo de entender seus sentimentos e perspectivas, e usar esse conhecimento para orientar nossas ações.

Quais são os três componentes que envolvem a empatia? ›

A empatia envolve três componentes: afetivo, cognitivo e reguladores de emoções. O componente afetivo baseia-se na partilha e na compreensão de estados emocionais de outros. O componente cognitivo refere-se à capacidade de deliberar sobre os estados mentais de outras pessoas.

Quais são os 4 atributos da empatia? ›

Brown costuma dizer que a empatia consiste em quatro qualidades:
  • a capacidade de assumir a perspectiva de outra pessoa;
  • de afastar-se do julgamento;
  • de reconhecer a emoção nos outros;
  • de comunicar essa emoção.

Por que a empatia é tão importante? ›

Desenvolver a empatia nos permite um maior bem-estar emocional e melhores relacionamentos. Além disso, ela pode ajudar a manter a nossa saúde psicológica, já que promove um maior autoconhecimento.

Qual o requisito principal para exercer a empatia? ›

Se você quer se conectar com seus colegas, clientes ou crianças, você precisa dominar a arte da comunicação empática. A empatia é definida como a capacidade de detectar as emoções dos outros e entender sua perspectiva. Quando as pessoas se sentem aceitas e validadas, isso gera confiança.

Como fazer desenvolver a empatia? ›

6 dicas para desenvolver a habilidade da empatia
  1. Procure sorrir sempre.
  2. Dê prioridade aos problemas dos outros.
  3. Não julgue sem saber.
  4. Seja gentil se não puder ouvir no momento.
  5. Evite demonstrar pressa, tédio ou cansaço.
  6. Use a sua linguagem corporal.
25 Oct 2018

Videos

1. Aula - O poder da empatia nas Negociações Jurídicas
(Professor Nestor Xavier - Negociação Jurídica)
2. ESCUTA ATIVA (O Que É e Por Que É Essencial para Boa Comunicação?)
(Blog Abri Minha Empresa)
3. Modelo Harvard de Negociación: Técnicas de Negociación - 7 ELEMENTOS de Harvard #negociacionharvard
(Pablo Linzoain)
4. How to win a negotiation | Chris Voss, Dan Shapiro & more | Big Think
(Big Think)
5. Algunos Trucos Sobre Negociación Inmobiliaria: Domina los 3 Elementos.
(Carlos Pérez-Newman)
6. A arte da negociação | Diego Faleck | TEDxSantos
(TEDx Talks)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Lakeisha Bayer VM

Last Updated: 02/12/2023

Views: 6669

Rating: 4.9 / 5 (69 voted)

Reviews: 92% of readers found this page helpful

Author information

Name: Lakeisha Bayer VM

Birthday: 1997-10-17

Address: Suite 835 34136 Adrian Mountains, Floydton, UT 81036

Phone: +3571527672278

Job: Manufacturing Agent

Hobby: Skimboarding, Photography, Roller skating, Knife making, Paintball, Embroidery, Gunsmithing

Introduction: My name is Lakeisha Bayer VM, I am a brainy, kind, enchanting, healthy, lovely, clean, witty person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.