EGOÍSMO E EGOCENTRISMO (2022)


Definições:Amor excessivo ao bem próprio, sem consideração aos interesses alheios.Exclusivismo que faz o indivíduo referir tudo a si próprio.

1. O egoísmo é uma falta de amor e consideração pelas necessidadesdos outros.

Gênesis 4:9 Disse o Senhor aCaim: Onde está Abel, teu irmão? E ele respondeu: Não sei. Acaso sou euguardador do meu irmão?

Provérbios 18:17 O que primeiroapresenta o seu caso parece justo, até quevem outro e o examina.

Provérbios 24:11,12 Livra os que estãodestinados à morte, e salva os que cambaleiam para a matança. 12 Sedisseres: Não o soubemos, não perceberá Aquele que pondera os corações? Nãosaberá Aquele que atenta para a tua alma? Não pagará Ele ao homem conforme asua obra?

Ezequiel34:8b,10,18,23,24 [Deus fala contra pastores egoístas, epromete levantar um Davi dos últimos dias, que alimentará as ovelhasaltruisticamente.] E os Meus pastores não procuram as Minhas ovelhas, pois seapascentam a si mesmos, e não apascentam as Minhas ovelhas, … 10 Assimdiz o Senhor Deus: Eu estou contra os pastores e requererei as Minhas ovelhasdas suas mãos, e eles deixarão de apascentar as ovelhas, e não se apascentarãomais a si mesmos; livrarei as Minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirãomais de pasto. … 18 Não vos basta pastar o bom pasto? Haveis depisar o resto de vossos pastos? Não vos basta beber as águas limpas? Haveis desujar o resto com os vossos pés? … 23 Levantarei sobre elas um sópastor, o Meu servo Davi, e ele as apascentará; ele as apascentará; e lhesservirá de pastor. 24 Eu, o Senhor, lhes serei por Deus, e o Meuservo Davi será príncipe no meio delas. Eu, o Senhor, o disse.

Zacarias 7:6 Ou quando comestes,e quando bebestes, não foi para vós mesmos que comestes e bebestes?

Mateus 25:42-45 Pois tive fome e nãoMe destes de comer; tive sede e não Me destes de beber; 43 fuiforasteiro e não Me recolhestes; estive nu e não Me vestistes; enfermo e presoe não Me visitastes. 44 Então eles também lhe responderão: Senhor,quando Te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, oupreso e não Te servimos? 45 Então lhes responderá: Em verdade vosdigo que, todas as vezes que o deixastes de fazer a um destes pequeninos, foi aMim que o deixastes de fazer.

Filipenses 2:21 [O egoísmo causadanos à obra do Senhor:] Pois todos buscam o que é seu, e não o que é de CristoJesus.

2Timóteo 3:1,2a [À medida que o mundo entra no Tempo do Fim, oegoísmo se pronuncia mais:] Sabe, porém, isto: Nos últimos dias sobrevirãotempos difíceis; 2a pois os homens serão amantes de si mesmos,gananciosos. [Ver também Mt 24:12.]

Tiago 2:15,16 Se o irmão ou a irmãestiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, 16 e algum devós lhes disser: Ide em paz; aquentai-vos e fartai-vos; mas não lhes derdes ascoisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso?

Tiago 4:17 Aquele, pois, quesabe o bem que deve fazer e não o faz, comete pecado.

1 João 3:17 Quem tiver bens domundo e, vendo o seu irmão necessitado, cerrar-lhe o seu coração, como estaránele o amor de Deus?

2. O egoísmo acumula até ficar pobre.

Provérbios 11:24b Outro retêm mais doque é justo, e se empobrece.

Provérbios 13:7a Uns se dizem ricossem ter nada.

Provérbios 15:27a O que se dá à cobiçaperturba a sua própria casa.

Provérbios 28:27b O que dele escondeos olhos terá muitas maldições.

Eclesiastes 5:13 Há um grave mal quevi debaixo do sol: as riquezas que os seus donos guardam para o seu próprio dano.

Ageu 1:6,9,10 Semeais muito, erecolheis pouco. Comeis, mas não vos saciais. Vesti-vos, mas ninguém se aquece.O que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saco furado. 9 Esperasteso muito, e eis que veio a ser pouco. Esse pouco, quando o trouxestes para casa,Eu o dissipei com um assopro. Por quê? diz o Senhor dos Exércitos. Por causa daMinha casa, que está deserta, enquanto que cada um de vós se ocupa com a suaprópria casa. 10 Por isso retêm os céus o seu orvalho, e a terra osseus frutos.

Marcos 10:21,22 Jesus, olhando paraele, o amou, e disse: Falta-te uma coisa: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aospobres, e terás um tesouro no céu. Então vem, e segue-Me. 22 Mas ele,contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitaspropriedades.

Lucas 12:15 Então lhes disse[Jesus]: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; a vida de um homem nãoconsiste na abundância dos bens que ele possui.

2 Coríntios 9:6a E digo isto: Que oque semeia pouco, pouco também ceifará.

Gálatas 6:7 Não vos enganeis:Deus não Se deixa escarnecer. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará.[Ver também Gn 31:5-9,41,42 onde se encontra a história de como Deus ajudouJacó a recolher o que lhe era de direito de Labão, seu sogro egoísta.]

Tiago 5:1-5 Agora, vós, ricos,chorai, e pranteai, por causa das misérias que sobre vós hão de vir. 2 Asvossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça. 3O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram. A sua ferrugem darátestemunho contra vós, e devorará a vossa carne como fogo. Entesourastes nosúltimos dias. 4 Vede! O salário dos trabalhadores que ceifaram osvossos campos, e que por vós foi retido com fraude, está clamando. Os clamoresdos ceifeiros chegaram aos ouvidos do Senhor Todo-Poderoso. 5 Deliciosamentevivestes sobre a terra, e vos deleitastes. Cevastes os vossos corações no diade matança.

3. O egoísmo é a causa de muitos males no mundo, inclusive daguerra, do sofrimento e da miséria.

Jeremias5:26-28 Entre o Meu povo se acham ímpios que estão àespreita, como se acaçapam como passarinheiros e como os que colocam armadilhaspara apanharem homens. 27 Como uma gaiola cheia de pássaros, são assuas casas cheias de engano; engrandeceram- se e enriqueceram, 28 tornaram-segordos e nédios. Os seus feitos malignos não têm limites; não julgam a causados órfãos, para que prosperem, nem defendem o direito dos necessitados.

Oséias 12:7 O mercador tem balançaenganadora em sua mão; ele ama a opressão.

Miquéias 6:12 Os seus ricos estãocheios de violência, os seus habitantes falam mentiras, e a sua língua éenganosa na sua boca.

1 Timóteo 6:9,10 Mas os que queremficar ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas enocivas, as quais submergem os homens na ruína e perdição. 10 Porqueo amor do dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaramda fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Tiago 4:1,2a Donde vêm as guerrase contendas entre vós? Não vêm disto, dos prazeres que nos vossos membrosguerreiam? 2a Cobiçais, mas nada tendes. Matais e invejais, mas nãopodeis obter o que desejais.

4. Ser egocêntrico e agir como bem entende produz mau fruto.

1 Samuel 2:22-25a e3:13 [O sacerdote Eli foi julgado por Deus por deixar os seus filhosfazerem o que bem entendiam:] Ora, Eli que já era muito velho, ouvia tudo o queseus filhos faziam a todo o Israel, e de como tinham relações com as mulheresque serviam à porta da tenda da congregação. 23 Então ele lhesdisse: Por que fazeis tais coisas? Ouço de todo este povo os vossos malefícios.24 Não, filhos meus, não é boa fama a que ouço entre o povo doSenhor. 25a Pecando o homem contra o próximo, os juízes o julgarão;pecando, porém, o homem contra o Senhor, quem intercederá por ele? Mas nãoderam ouvidos à voz de seu pai. 3:13 Pois já lhe disse que julgareia sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia; seus filhos sefizeram execráveis, e ele não os repreendeu.

1 Reis 1:1a,5,6a [O mau fruto do reiDavi mimar o seu filho:] O rei Davi era já velho, de idade avançada. 5 EntãoAdonias, filho de Hagite, se exaltou, dizendo: Eu reinarei. Preparou carros ecavaleiros, e cinqüenta homens que corressem diante dele.
6a Seu pai jamais o havia contrariado, dizendo: Por que fizesteassim? [Ver versículos 16-21.]

Provérbios 1:30-32 Visto que nãoquiseram o Meu conselho e desprezaram toda a Minha repreensão, 31 comerãodo fruto do seu caminho e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. 32 Porqueo desvio dos tolos os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá.

Provérbios 14:14a Dos seus próprioscaminhos se fartará o infiel de coração.

Isaías 65:2 Estendi as mãos odia todo a um povo rebelde, que caminha por caminho que não é bom, após os seuspróprios pensamentos.

Jeremias 7:24 Mas não ouviram, neminclinaram os seus ouvidos; pelo contrário, andaram nos seus própriosconselhos, na dureza do seu coração maligno. Andaram para trás, e não paradiante.

Lucas 15:12,13 [A história do FilhoPródigo:] O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que mepertence. E o pai repartiu os bens entre os dois. 13 Poucos diasdepois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, eali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.

5. Perseguir os seus próprios desejos e interesses pessoais nãovai trazer satisfação.

Jó 9:4b Quem se endureceucontra Ele, e teve paz?

Jó 27:8 Pois que esperançatem o ímpio quando é cortado, quando Deus lhe arranca a vida?

Salmo 106:15 De sorte que lhessatisfez o desejo, mas fez definhar as suas almas.

Provérbios 27:20 O inferno e aperdição nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem.

Eclesiastes 1:8 Todas as coisas sãocanseiras, mais do que ninguém o pode declarar. Os olhos não se fartam de ver,nem os ouvidos de ouvir.

Eclesiastes 2:10,11 [O rei Salomão,amante da boa-vida, disse:] Tudo o que desejaram os meus olhos não lhes neguei,nem privei o meu coração de alegria alguma. O meu coração se alegrou por toda aminha obra, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho. 11 Olheipara todas as obras que as minhas mãos fizeram, como também para o trabalho queeu, trabalhando, tinha feito, e vi que tudo era vaidade e aflição de espírito eque proveito nenhum havia debaixo do sol.

6. A verdadeira vida cristã é uma de abnegação - o oposto doegocentrismo.

Lucas 9:23 Então disse a todos:Se alguém quer vir após Mim, negue-se a simesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-Me. [Ver Tt 2:12.]

Lucas 14:26,27 Se alguém vier aMim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, eaté mesmo a sua própria vida, não pode serMeu discípulo. 27 Qualquer que não tomar a sua cruz, e não vier apósMim, não pode ser Meu discípulo.

Atos 20:24 Mas em nada tenho aminha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e oministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graçade Deus.

Apocalipse 12:11 Eles o venceram pelosangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; não amaram a suas vidasaté à morte.

2 Coríntios 5:15 E Ele morreu portodos, para que os que vivem não vivam maispara si, mas para Aquele que por elesmorreu e ressurgiu.

Gálatas 5:24 E os que são deCristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

7. Quando damos prioridade ao Senhor e aos outros, Ele geralmentenos dá o que desejamos ter.

Salmo 34:9,10 Temei ao Senhor, vós,os Seus santos, pois não têm falta alguma aqueles que O temem. 10 Osfilhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao Senhor denada têm falta.

Salmo 37:4 Deleita-te noSenhor, e Ele te concederá os desejos do teu coração. [Ver Sl 21:2; 145:19.]

Salmo84:11b Não nega bem algum aos que andam na retidão.

Mateus 6:33 Mas buscai primeiroo Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

1 Timóteo 6:17 Manda aos ricosdeste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza dasriquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delasgozarmos.

8. O Senhor adverte contra usar-se o charme pessoal, motivado pororgulho, para atrair outros para si mesmo ou para conseguir o que se deseja.Deveríamos atrair as pessoas ao Senhor.

Provérbios 25:27 Comer muito mel nãoé bom; nem é honroso procurar a própria honra.

João 5:44 Como podeis crer,recebendo glória uns dos outros, mas não vos esforçando por obter a glória quevem do único Deus?

João 7:18a Quem fala de simesmo busca a sua própria glória.

1 Coríntios 5:6 Não é boa a vossajactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa?

1 Coríntios 6:20 Fostes comprados porbom preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo [e no vosso espírito, osquais pertencem a Deus].

1 Coríntios 10:31,33Portanto, quercomais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glóriade Deus. … 33 Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando omeu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.

2 Coríntios 4:5 Pois não nospregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor, e nós mesmos somos vossosservos por amor de Jesus.

1 Tessalonicenses2:3-6 Pois a nossa exortação não procede de engano, nem de impureza, nemé feita com dolo. 4 Pelo contrário, como fomos aprovados por Deuspara que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradaraos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações. 5 Como bemsabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem de intuitos gananciosos; Deusé testemunha. 6 Não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem deoutros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, servos pesados.

Filipenses 2:21 Pois todos buscam oque é seu, e não o que é de Cristo Jesus.

9. Deus sempre abençoa o altruísmo.

Deuteronômio 15:10 Livremente lhedarás, e não seja maligno o teu coração, quando lhe deres; pois por isso teabençoará o Senhor teu Deus em toda a tua obra, e em tudo o que puseres a mão.

Provérbios 11:24a-26Um homem dáliberalmente, e se enriquece. 25 A alma generosa prosperará; o queregar também será regado. 26 Ao que retém o trigo o povo oamaldiçoa, mas bênção haverá sobre a cabeça do vendedor.

Provérbios 13:7b Outros se dizempobres, tendo grandes riquezas.

Provérbios 14:21b O que se compadecedos humildes é bem-aventurado.

Isaías 58:10,11 E se abrires a tuaalma ao faminto, e fartares a alma aflita, então a tua luz nascerá nas trevas,e a tua escuridão será como o meio-dia. 11 O Senhor te guiarácontinuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará os teusossos. Serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nuncafaltam.

Mateus 6:3,4 Mas, quando tu deresesmola [aos necessitados], não saiba a tua esquerda o que faz a tua direita, 4para que a tua esmola seja dada secretamente. Então teu Pai, que vê emsecreto, te recompensará.

Lucas 6:38 Dai, e dar-se-vos-á.Boa medida, recalcada, sacudida e transbordante, generosamente vos darão. Poiscom a mesma medida com que medirdes vos medirão também.

João12:24,25 Em verdade, em verdade vos digo que se o grãode trigo, caindo na terra, não morrer, fica só. Mas se morrer, produz muitofruto. 25 Quem ama a sua vida, perdê-la-á, mas quem odeia a sua vidaneste mundo, guardá-la-á para a vida eterna.

Atos 20:35 Tenho-vos mostradoem tudo que, trabalhando assim, é necessário socorrer os enfermos, recordandoas Palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventuradacoisa é dar do que receber.

10. O altruísmo é uma qualidade vital para o cristão.

Romanos 15:1-3a Mas nós, que somosfortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. 2Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom paraedificação. 3a Pois também Cristo não agradou a Si mesmo.

1 Coríntios 10:24 Ninguém busque oproveito próprio, antes cada um o que é de outrem.

1 Coríntios 13:5b [O amor] não buscaos seus interesses.

2 Coríntios 5:14a,15Pois o amor deCristo nos constrange. 15 E Ele morreu por todos, para que os quevivem não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressurgiu.

2 Coríntios 9:7 Cada um contribuasegundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade, pois Deusama ao que dá com alegria.

Gálatas 6:2 Levai as cargas unsdos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.

Gálatas 6:10 Então, enquantotemos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família dafé.

Filipenses 2:4 Não atente cada umsomente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.

Tiago 2:8 Todavia, secumprirdes a lei real, encontrada na Escritura: Amarás o teu próximo como a timesmo, fazeis bem.

1 João 3:16 Nisto conhecemos oamor: que Cristo deu a Sua vida por nós. E devemos dar a nossa vida pelosirmãos.

11. Jesus ensinou o altruísmo através do Seu exemplo.

Marcos 10:45 Pois o Filho dohomem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgatepor muitos. [Ver também Is 53:12; 1Tm 2:6a.]

João 15:12,13 O Meu mandamento éeste: Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei. 13 Ninguém temmaior amor do que este, de dar alguém a própria vida pelos seus amigos.

2 Coríntios 8:9 Pois já conheceis agraça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fezpobre, para que pela Sua pobreza vos tornásseis ricos.

1 João 3:16 Nisto conhecemos oamor: que Cristo deu a Sua vida por nós. E devemos dar a nossa vida pelosirmãos.

12. No trabalho do Senhor, dedicação e altruísmo são inseparáveis.

Mateus 26:39 Indo um poucodiante, prostrou-Se sobre o rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível,passa de Mim este cálice! Todavia, não seja como Eu quero, mas como Tu queres.

Jeremias 42:6 Seja ela boa, ouseja má, à voz do Senhor nosso Deus, a Quem te enviamos, obedeceremos, para quenos suceda bem, obedecendo à voz do Senhor nosso Deus.

Lucas 17:10 Assim também vós,quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis;fizemos somente o que devíamos fazer.

1 Coríntios 10:33 Como também eu emtudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, paraque assim se possam salvar.

[Ver também 2Co 5:15; Fp 3:8;Hb 11:24-26.]

13. O verdadeiro cristão é abnegado e não considera nada suaposse.

Mateus 5:42 Dá a quem te pedir,e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.

Lucas 3:11 Respondeu-lhes: Quemtiver duas túnicas, reparta com quem não tem, e quem tiver alimento faça damesma maneira.

Lucas 6:30 Dá a qualquer que tepedir, e ao que tomar o que é teu, não o peças de volta.

Atos 2:44,45 Todos os que criamestavam juntos e tinham tudo em comum. 45 Vendiam suas propriedadese bens, e repartiam com todos, segundo a necessidade de cada um.

Atos 4:32 Era um o coração e aalma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuíaera sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.

14. O altruísmo foi uma característica de muitos dos “grandes”homens de Deus.

Gênesis 13:9 [Quando surgiucontenda entre os seus pastores e os de Ló, seu sobrinho, Abraão sabiamentesugeriu que dividissem a terra, dando a Ló a primeira opção da melhor terra:] Nãoestá toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se escolheres aesquerda, irei para a direita; se a direita escolheres, irei para a esquerda.

Gênesis 50:21 [José foi muitobondoso com seus irmãos, que primeiro quiseram matá-lo e depois o venderam comoescravo a mercadores egípcios:] Agora, pois, não temais. Eu vos sustentarei, avós e a vossos filhos. Assim os consolou, e lhes falou ao coração.

1 Samuel 18:4 [Jônatas, filho dorei Saul, faz amizade com Davi e dá-lhe os seus pertences:] Jônatas tirou acapa que vestia, e a deu a Davi, como também a sua armadura, e até mesmo a suaespada, o seu arco e o seu cinto.

1Reis 17:8-16 [A pobre viúva de Sarepta compartilha o querestou dos seus mantimentos com Elias, e foi abençoada durante a seca:] Então,veio a ele [a Elias] a Palavra do Senhor: 9 Levanta-te, vai aSarepta, … e habita ali. Ordenei a uma mulher viúva ali que te sustente. 10Então ele se levantou e se foi a Sarepta. Chegando à porta da cidade,estava ali uma viúva apanhando lenha. Ele a chamou, e lhe disse: Traze-me,peço-te, num vaso um pouco de água, para eu beber. 11 Indo ela abuscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um pedaço de pão. 12 Respondeuela: Tão certo como vive o Senhor teu Deus, não tenho nem um bolo, senãosomente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija. Evês aqui, apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, afim de que o comamos, e morramos. 13 Elias lhe disse: Não temas.Vai, faze como disseste. Porém faze disso primeiropara mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora, depoiso farás para ti e para teu filho. 14 Pois assim diz o Senhor Deus deIsrael: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará,até o dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. 15 Foi ela, e fezconforme a palavra de Elias. Assim comeu ele, ela, e a sua casa muitos dias. 16Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou,conforme a Palavra do Senhor, falada por intermédio de Elias.

Marcos 12:41-44 [A pobre viúvacompartilhou com Deus de coração, altruisticamente, tudo o que tinha:] EstandoJesus assentado diante do gazofilácio, observava a maneira como o povo lançavaali o dinheiro. Muitos ricos depositavam grandes quantias. 42 Vindo,porém, uma viúva pobre, lançou duas pequenas moedas, correspondentes a umquadrante. 43 Chamando os discípulos, Jesus lhes disse: Em verdadevos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que todos osofertantes. 44 Todos deram do que lhes sobrava, mas esta, da suapobreza, deu tudo o que tinha, todo o seu sustento.

Marcos 14:3-9 [A mulher que ungiuJesus com um bálsamo caro é honrada:] Estando Ele em Betânia, reclinado à mesa,em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher trazendo um vaso de alabastro comperfume de nardo puro, de muito preço. Quebrou o vaso, e derramou o bálsamosobre a cabeça de Jesus. 4 Alguns dos presentes se indignaram, ediziam uns aos outros: Para que se fez este desperdício de bálsamo? 5 Esteperfume podia ser vendido por mais de trezentos denários, e ser dado aospobres. E murmuravam contra ela. 6 Jesus, porém, disse: Deixai-a,por que a aborreceis? Ela praticou boa obra para Comigo. 7 Sempretendes os pobres convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a Mimnem sempre me tendes. 8 Ela fez o que pôde. Antecipou-se a ungir oMeu corpo para a sepultura. 9 Em verdade vos digo que em todo omundo onde este evangelho for pregado, o que ela fez também será contado parasua memória.

Lucas 10:29-37 [O bom samaritano éum exemplo para todos de consideração e altruísmo para com um estrangeiro:] Ele[um especialista nas leis de Moisés], porém, querendo justificar-se a si mesmo,disse a Jesus: E quem é o meu próximo? 30 Respondeu-lhe Jesus:Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos assaltantes, osquais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. 31Casualmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote que, vendo-o,passou de largo. 32 De igual modo também um levita chegou àquelelugar e, vendo-o, passou de largo. 33 Mas um samaritano, que ia deviagem, chegou perto dele, viu-o e moveu-se de compaixão. 34 Aproximando-se,atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho. Então pondo-o sobre a suacavalgadura, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. 35 Partindono outro dia, tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuidadele, e tudo o que de mais gastares com ele eu te pagarei quando voltar. 36Qual destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãosdos assaltantes? 37 Ele disse: O que usou de misericórdia para comele. Disse Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.

Romanos 16:4 [Paulo disse dePriscila e Áqüila:] Eles pela minha vida expuseram suas cabeças. E isto nãolhes agradeço eu só, mas também todas as igrejas dos gentios.

Filipenses 2:30 [Epafrodito:] Porquepela obra de Cristo chegou até bem próximo da morte, não fazendo caso da vidapara suprir para comigo o serviço que vós próprios não podíeis prestar.



© 2009, por Aurora Production AG. Suiça

Top Articles

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Domingo Moore

Last Updated: 10/26/2022

Views: 5328

Rating: 4.2 / 5 (73 voted)

Reviews: 88% of readers found this page helpful

Author information

Name: Domingo Moore

Birthday: 1997-05-20

Address: 6485 Kohler Route, Antonioton, VT 77375-0299

Phone: +3213869077934

Job: Sales Analyst

Hobby: Kayaking, Roller skating, Cabaret, Rugby, Homebrewing, Creative writing, amateur radio

Introduction: My name is Domingo Moore, I am a attractive, gorgeous, funny, jolly, spotless, nice, fantastic person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.