Bairros mais seguros do Rio: conheça os melhores lugares da Cidade Maravilhosa (2022)

O Rio de Janeiro continua e sempre vai continuar lindo. E quem busca a Cidade Maravilhosa pra morar, assim como em qualquer outra metrópole, certamente terá a segurança como uma das grandes prioridades. E pra ajudar quem não é carioca da gema e está pensando em se mudar pra cidade, preparamos uma lista com os 6 bairros mais seguros do Rio de Janeiro.

Navegue pelo conteúdo:

  • Como identificar as regiões mais seguras?
  • Operação Segurança Presente
    • Zona Sul
    • Zona Oeste
    • Zona Norte
  • A lista dos bairros mais seguros
    • Ipanema
    • Leblon
    • Urca
    • Lagoa
    • Jardim Botânico
    • Barra da Tijuca
  • QuintoAndar está presente nos bairros mais seguros da cidade

Como identificar os bairros mais seguros do Rio de Janeiro?

Antes de aprofundar na relação dos bairros mais seguros do Rio de Janeiro, separamos algumas dicas sobre o que você deve considerar ao procurar um lugar para morar.

Especialmente se for uma metrópole, é importante levar em consideração:

  • Dê uma volta pelo bairro à noite e veja se as ruas são bem iluminadas;
  • Observe se o local é bem policiado em todos os horários do dia, com postos da polícia e rondas constantes de viaturas, tanto da Polícia Militar quanto da Guarda Municipal;
  • Converse com os comerciantes locais sobre as questões de segurança do bairro. Procure saber, em especial, quais pontos do bairro você deve evitar. Mesmo os mais seguros, em uma grande metrópole, nunca são 100% seguros;
  • Fale com porteiros de prédios da região onde você tem interesse de morar;
  • Se puder, dê preferência para condomínios que ofereçam serviços importantes de vigilância, como porteiro 24 horas e circuitos de câmeras de segurança.
  • Não deixe de conversar com vizinhos. Como eles moram na região, possivelmente te informarão sobre como é a rotina na região.

Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias. Crie seu anúncio agora

Operação Segurança Presente

Em janeiro de 2014, por conta do aumento da criminalidade no bairro, foi inaugurada a Operação Lapa Presente, com o objetivo de apoiar o trabalho de policiamento já realizado na região pelo 5º BPM (Centro) em razão do aumento da criminalidade na região.

Bairros mais seguros do Rio: conheça os melhores lugares da Cidade Maravilhosa (2)

Com bons resultados obtidos e a aprovação dos comerciantes e moradores do bairro, o modelo foi replicado para outras regiões do Rio de Janeiro.

Hoje, a Operação Segurança Presente está presente nas seguintes localidades:

Zona Sul

  • Aterro do Flamengo
  • Botafogo
  • Copacabana
  • Cristo
  • Ipanema
  • Lagoa
  • Laranjeiras
  • Leblon

Zona Oeste

  • Barra da Tijuca (Com 2 bases, em frente à Cidade das Artes e no Jardim Oceânico)
  • Bangu
  • Jacarepaguá
  • Recreio

Zona Norte

  • Bonsucesso
  • Irajá
  • Madureira
  • Méier
  • Tijuca
  • Grajaú/Vila Isabel

A operação é um modelo de policiamento de proximidade que complementa a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O efetivo é formado por policiais militares, agentes civis (egressos das Forças Armadas) e assistentes sociais. O patrulhamento é feito a pé, de bicicleta, de motocicleta e viaturas.

E além de bairros da cidade do Rio de Janeiro, já se estendeu para outros municípios próximos, como Niterói, São Gonçalo e cidades da Baixada Fluminense.

Os bairros mais seguros do Rio de Janeiro

Agora, sim, vamos à lista dos melhores bairros do Rio de Janeiro no quesito segurança.

(Video) BAIRROS MAIS SEGUROS DO RIO DE JANEIRO

Ipanema

Ao lado de Copacabana, é o bairro mais conhecido da Cidade Maravilhosa, pelo menos por quem não mora no Rio de Janeiro. Eternizada nos versos de Tom Jobim, a região costuma liderar o ranking divulgado mensalmente pelo Quinto Andar, a maior imobiliária digital da América Latina, com o valor do metro quadrado no RJ mais caro entre todos os bairros da cidade.

Bairros mais seguros do Rio: conheça os melhores lugares da Cidade Maravilhosa (3)

Repleto de imóveis de alto padrão, muita infraestrutura de comércio e serviços, o bairro de Ipanema está localizado em uma faixa de terra entre a praia de mesmo nome e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Por ser um local muito residencial e, ao mesmo tempo, muito frequentado por turistas, costuma ser uma região bem policiada.

Alugue ou compre um imóvel em Ipanema

Já pensou em estar perto de uma das principais praias do Brasil? Então veja abaixo as principais ofertas de imóveis para alugar em Ipanema ou clique aqui e navegue pelo mapa para ver as opções de casas e apartamentos à venda na região.

Leblon

Colado em Ipanema – a ponto de a faixa de areia das duas praias se confundirem -, o Leblon é considerado por muitos o bairro mais nobre do Rio de Janeiro. E assim como o seu vizinho, tem um dos metros quadrados mais caros da Cidade Maravilhosa.

Bairros mais seguros do Rio: conheça os melhores lugares da Cidade Maravilhosa (4)

Bastante policiado e com muitas câmeras de vigilância da Prefeitura espalhadas por boa parte de suas ruas, o bairro conta com duas das mais importantes centrais da Polícia Civil da cidade: a 14ª Delegacia de Polícia e a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT). Além de pontos de vigilância feitos por patrulhas da Polícia Militar.

O bairro tem uma das melhores infraestruturas do Rio de Janeiro em termos de comércio, serviços e lazer, com opções para todos os gostos, mas para nem todos os bolsos, com shoppings e restaurantes de alto padrão voltados para um público de luxo.

Já pensou em morar no Leblon?

Que tal morar em um dos bairros mais nobres no Rio de Janeiro? Veja abaixo as principais ofertas de imóveis para comprar no Leblon ou clique aqui e navegue pelo mapa para ver as opções de casas e apartamentos para aluguel na região.

(Video) QUAIS OS MELHORES BAIRROS DO RIO DE JANEIRO

Urca

Localizado na Zona Sul da cidade, em um pedaço de terra que é quase uma península, a Urca é um dos bairros mais seguros do Rio de Janeiro por ser uma região estritamente residencial, repleta de prédios baixos e antigos, além de casas. E com uma grande presença de diversas instituições militares.

Bairros mais seguros do Rio: conheça os melhores lugares da Cidade Maravilhosa (5)

Apenas na Urca estão instalados o Círculo Militar da Praia Vermelha, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), a Escola de Guerra Naval (EGN), a Escola Superior de Guerra (ESG) e o Instituto Militar de Engenharia (IME).

O bairro tem apenas um acesso: a Avenida Pasteur, que na sua entrada recebe o trânsito que vem de Copacabana e na sua saída se liga à Enseada de Botafogo. Essa característica facilita o patrulhamento da região, que também é vigiada por câmeras de segurança da Prefeitura.

More com tranquilidade e segurança na Urca

Você pode morar em um dos mais mais seguros e tranquilos do Rio de Janeiro. Veja abaixo as principais ofertas de imóveis à venda na Urca ou clique aqui e navegue pelo mapa para ver as opções de casas e apartamentos para aluguel na região.

Lagoa

Primeiro lugar da Zona Sul para quem sai da Zona Norte e chega pelo Túnel Rebouças, a região tem como ponto central a atração que dá nome ao bairro: a Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos maiores pontos turísticos da Cidade Maravilhosa.

E justamente por ser uma região de alta visibilidade, que atrai pessoas do mundo todo por conta de suas belezas naturais, a Lagoa é um dos bairros mais seguros do Rio de Janeiro.

Bairros mais seguros do Rio: conheça os melhores lugares da Cidade Maravilhosa (6)

A região conta com bom patrulhamento das forças de segurança e também conta com câmeras de vigilância da Prefeitura. Tanto nas áreas de lazer da orla, que margeiam a Lagoa, quanto nas vias que passam pelo bairro, que recebem um alto volume de tráfego – especialmente na Av. Borges de Medeiros, que dá acesso ao Túnel Dois Irmãos e, consequentemente, à Autoestrada Lagoa-Barra, que liga a Zona Sul à Zona Oeste.

A Lagoa combina duas características de certa forma opostas, pois da mesma forma que é muito residencial, também é um bairro de passagem, por contar com vias importantes que levam às orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon, além do caminho para a Barra da Tijuca.

(Video) Passeios GRATUITOS no Rio de Janeiro | 4 mirantes INCRÍVEIS na cidade maravilhosa #short

More perto da Lagoa Rodrigo de Freitas

Que tal aproveitar toda a natureza e lazer que a Lagoa Rodrigo de Freitas oferece a poucos passos de casa? Veja abaixo as opções de imóveis à venda na região ou clique aqui para ter acesso às ofertas de aluguel no bairro.

Jardim Botânico

Dividindo fronteiras e na mesma região de Lagoa e Leblon, o bairro tem um uma espinha dorsal, a Rua Jardim Botânico, onde praticamente tudo acontece. É nela que estão as principais opções de comércio e serviços, além de muitos prédios comerciais, e por onde passa diariamente um trânsito intenso.

Bairros mais seguros do Rio: conheça os melhores lugares da Cidade Maravilhosa (7)

Ao mesmo tempo, nas ruas paralelas e transversais, o bairro respira um clima de tranquilidade, com imóveis de altíssimo padrão, especialmente aqueles que ficam aos pés da Floresta da Tijuca, que margeia boa parte do bairro, localizado numa região que fica bem no meio, entre um paredão de Mata Atlântica e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

More perto da natureza do Jardim Botânico

Que tal viver perto de uma das mais belas áreas verdes do Rio de Janeiro? Veja abaixo as ofertas de imóveis para alugar no bairro do Jardim Botânico ou clique aqui para conhecer as opções de casas e apartamentos à venda na região.

Barra da Tijuca

Bairro da Zona Oeste que cresceu de forma muito acelerada nos últimos 30 anos, a Barra da Tijuca é uma região formada basicamente por grandes avenidas entre elas a Lúcio Costa – antiga Sernambetiba – que se extende pela orla da maior praia da cidade, e outras grandes vias mais internas, como as avenidas das Américas, Ayrton Senna, Embaixador Abelardo Bueno e Salvador Allende.

Bairros mais seguros do Rio: conheça os melhores lugares da Cidade Maravilhosa (8)

Também muito patrulhada e repleta de câmeras de segurança da Prefeitura, a Barra da Tijuca tem na segurança privada a sua principal característica, uma vez que é repleta de shoppings centers – onde as pessoas fazem suas compras e circulam tranquilamente em ambientes fechados e controlados – e também de condomínios fechados com modernas infraestruturas de segurança. Alguns deles, inclusive, parecem mini bairros.

(Video) Cidades Excelentes: Indaiatuba é um dos melhores municípios para viver

Por sua estrutura de grandes avenidas, a Barra da Tijuca é um bairro por onde passa um trânsito muito intenso. Mas os condomínios fechados acabam servindo como refúgio e verdadeiras ilhas de tranquilidade e segurança para seus moradores.

Encontre o seu lar na Barra da Tijuca

Quer morar na Barra da Tijuca? Veja abaixo algumas opções de imóveis para alugar no bairro ou clique aqui para navegar em nosso mapa e ter acesso a todas as ofertas de imóveis à venda na região.

+ Leia também quais são os bairros mais seguros de outras cidades do Brasil:
Bairros mais seguros de Brasília

Bairros mais seguros de Curitiba

Bairros mais seguros de São Paulo

Bairros mais seguros de Belo Horizonte

Bairros mais seguros do Rio de Janeiro

QuintoAndar tem imóveis para compra e aluguel nos bairros mais seguros do Rio de Janeiro

Se você está em busca de imóveis para alugar ou para comprar nos bairros mais seguros do Rio de Janeiro, a plataforma digital do QuintoAndar te oferece as melhores opções e, de quebra, ainda coloca à sua disposição uma consultoria imobiliária para te ajudar ao longo de todo o processo de negociação, seja para aluguel ou compra e venda.

Maior proptech da América Latina, o QuintoAndar é líder isolado no mercado de aluguéis residenciais, com mais de 100 mil contratos sob gestão e cerca de 10 mil novas locações fechadas por mês, com crescimento entre 20 e 30 vezes mais rápido que seu concorrente mais próximo.
Além disso, tem o maior estoque de imóveis para venda entre as plataformas digitais de transação do país, atualmente com mais de 60 mil propriedades anunciadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Aproveite para conhecer a história de Nathalie Jourdan, inquilina do QuintoAndar, que conquistou a liberdade de morar sozinha e montou uma decoração minimalista em seu apê no Rio de Janeiro:

FAQs

Qual é o melhor lugar para se morar no Rio de Janeiro? ›

Ali muitos deles tem moradia e vivem uma vida normal. Enfim! O Leblon é um bairro charmoso, onde as pessoas encontram altíssima qualidade de vida. Por isso é um dos mais indicados para se morar no Rio de Janeiro.

Onde não morar no Rio de Janeiro? ›

Esse cenário trágico faz com que o Rio de Janeiro seja considerado uma cidade perigosa para morar. Um erro comum de quem não é da cidade é pensar que o perigo está restrito às favelas e bairros mais pobres. Grande parte dos assaltos está concentrada na zona sul, em bairros como Leblon e Ipanema.

Qual é o bairro menos violento do Rio de Janeiro? ›

Quais os bairros mais seguros do Rio de Janeiro? Entre os bairros mais seguros do Rio de Janeiro, podemos mencionar: Ipanema, Copacabana, Leblon, Barra, Lagoa e Urca.

Qual o bairro mais bonito do Rio de Janeiro? ›

Santa Teresa, Rio de Janeiro

Para muitos, Santa Teresa é o bairro mais bonito do Rio, mesmo não tendo uma praia sequer por perto. As ladeiras íngremes, as ruas de pedras e a arquitetura colonial têm atraído artistas e boêmios há várias gerações.

Qual é a cidade mais fria do Estado do Rio de Janeiro? ›

Itatiaia. O Parque Nacional de Itatiaia, que faz divisa com o Rio de Janeiro e com Minas Gerais, é a região mais fria do estado fluminense.

O que eu preciso saber antes de me mudar para o Rio de Janeiro? ›

Ao morar no Rio de Janeiro é preciso ter em mente que alguns locais podem ser considerados violentos, mas a violência é um problema da maior parte dos grandes centros urbanos, e um bairro pobre não necessariamente será mais perigoso, é preciso tomar cuidado com estigmas negativos.

Qual o bairro mais barato do Rio de Janeiro? ›

Segundo o Imovelweb Index, os bairros mais baratos da cidade do Rio de Janeiro são: Guadalupe – situado na zona norte do Rio de Janeiro, o bairro tem o m² avaliado em R$ 2.809,00. Santa Cruz – localizado na zona oeste da cidade, o bairro tem o m² custando R$ 2.923,00.

Qual a cidade mais bonita do interior do Rio de Janeiro? ›

O município de Teresópolis está localizado no interior do Rio de Janeiro, a 75 km da capital do estado. Com clima ameno, a cidade é o destino ideal para aqueles que buscam belas paisagens e contato com a natureza.

Qual a favela mais segura do Rio? ›

Urca. A Urca é uma área tranquila e segura provavelmente devido à presença de uma base militar próxima à área.

Qual é a favela mais perigosa do Rio de Janeiro 2021? ›

Qual a favela mais perigosa do Rio de Janeiro 2021? favela do Jacarezinho A operação policial nesta quinta-feira (06/05) na favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro, é a mais letal da história do estado desde o início do período democrático.

Qual é o bairro mais chique do Rio de Janeiro? ›

Leblon, Ipanema, Gávea e Jardim Botânico são os bairros mais nobres do município e formam um verdadeiro oásis natural no meio do urbano.

Quais as cidades mais frias do Rio de Janeiro? ›

Quais são as cidades mais frias do Rio de Janeiro?
  • Petrópolis. …
  • Itaipava. …
  • Teresópolis. …
  • Penedo. …
  • Visconde de Mauá …
  • Serrinha do Alambari. …
  • São Pedro da Serra. …
  • Lumiar.
Jul 1, 2022

Qual foi a menor temperatura registrada no Rio de Janeiro? ›

Com -11,4°C, o Parque Nacional do Itatiaia (RJ) quebrou o próprio recorde e registrou a menor temperatura do ano no Brasil. A medição foi feita por volta de 2h desta terça-feira (14), na estação do Campo Belo, localizada a aproximadamente 2.400 metros de altitude.

Qual o lugar mais frio do Brasil no inverno? ›

Urubici (SC)

O Morro da Igreja, localizado em Urubici, é considerado o local mais frio do Brasil. Durante a estação mais fria do ano, a temperatura média na cidade fica em torno de 6°C.

Quanto custa morar na Zona Sul RJ? ›

O preço médio do metro quadrado na Zona Sul do Rio

É nessa região que ficam vários dos metros quadrados mais caros da cidade e do país. Segundo o Índice FipeZap de outubro de 2021, o preço médio do metro quadrado no Rio era de R$ 9.616.

Qual o melhor lugar para viver Rio ou SP? ›

Pra quem gosta fica a dica. São Paulo - muitas opções gastronômicas! E todos esses aspectos recaem para o estilo de vida de cada uma das cidades. O carioca por estar mais próximo a natureza tem um estilo de vida mais diurno, mais despojado, mais solar.

Qual é o custo de vida no Rio de Janeiro? ›

O Rio de Janeiro é bem caro. Uma das cidades mais caras que já morei. Isso inclui aluguel – prepare-se para pagar cerca de 3000 reais (aluguel + Condomínio) num apartamento pequeno e sem vaga de garagem na Zona Sul. Mercado, restaurantes, isso também costuma ficar acima da média do custo de outras cidades no Brasil.

É caro morar no centro do Rio de Janeiro? ›

Segundo uma pesquisa de março de 2021 da Secovi-Rio, o preço médio por metro quadrado para vendas residenciais na região central era de R$ 7.535.

Qual é o metro quadrado mais caro do Rio de Janeiro? ›

A mais cara é a Avenida Delfim Moreira, no Leblon, via à beira-mar com preço médio de R$ 42.376 para o metro quadrado.

Qual a cidade mais famosa de Rio de Janeiro? ›

5 cidades para conhecer no Rio de Janeiro além da capital
  1. 1 – Búzios. Uma das cidades Rio de Janeiro mais visitadas na região dos Lagos, Búzios possui algumas das paisagens que mais atraem turistas estrangeiros ao Brasil. ...
  2. 2 – Paraty. ...
  3. 3 – Angra dos Reis. ...
  4. 4 – Petrópolis. ...
  5. 5 – Arraial do Cabo.
Jun 21, 2021

Quais as ruas mais perigosas da Tijuca? ›

Rua da Grande Tijuca ganha apelido, curioso, após grande número de crimes recorrentes na região. A rua Agostinho Menezes, que virou palco de um número crescente de assaltos, foi apelidada como: “Rua do Perdeu“. A via fica a menos de 100 metros de um batalhão de polícia, porém as isso não impede os criminosos.

Qual a diferença da Tijuca para a Barra da Tijuca? ›

A Tijuca fica na zona norte, e não tem nada a ver com a Barra da Tijuca, que fica na zona oeste, ou seja, bem distantes um do outro. Porém, os dois bairros possuem uma coerência histórica, já que os primeiros moradores da Barra da Tijuca vieram da Tijuca.

Videos

1. Onde morar BEM na Zona Norte do Rio de Janeiro?
(Bruno Bravo Duarte)
2. 5 BAIRROS NOBRES PARA MORAR EM SALVADOR!!!
(Cinthia Maria)
3. OS BAIRROS MAIS PERIGOSOS DE CURITIBA 2020 ⚠️
(Curitiba Mil Grau)
4. TOP 10 MELHORES BAIRROS DA CIDADE DE CURITIBA
( Canal da Nithya )
5. VLOG #001 - Conheça Um dos Bairros Mais Nobres de Santa Catarina - Floripa RVP
(Cortes Rutimar Santos Oficial)
6. CONHEÇA MIGUEL PEREIRA RJ: Cidade com 3° melhor clima do mundo perto de Vassouras - Rio de Janeiro
(De fora em Juiz de Fora)

Top Articles

Latest Posts

Article information

Author: Merrill Bechtelar CPA

Last Updated: 12/10/2022

Views: 6445

Rating: 5 / 5 (70 voted)

Reviews: 93% of readers found this page helpful

Author information

Name: Merrill Bechtelar CPA

Birthday: 1996-05-19

Address: Apt. 114 873 White Lodge, Libbyfurt, CA 93006

Phone: +5983010455207

Job: Legacy Representative

Hobby: Blacksmithing, Urban exploration, Sudoku, Slacklining, Creative writing, Community, Letterboxing

Introduction: My name is Merrill Bechtelar CPA, I am a clean, agreeable, glorious, magnificent, witty, enchanting, comfortable person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.